Próxima Parada: Costa Rica!

Olá amigos viajantes, estão gostando das minhas dicas? Se sim, vocês vão amar o meu destino de hoje! :) Nos meus últimos dias em Santiago, finalmente consegui decidir qual seria a minha próxima parada: Costa Rica!

cc

A Costa Rica é um destino sem endereços. Nada de nomes nas ruas ou número nas casas. Por mais isso pareça estranho, no pequeno país os habitantes estão acostumados com indicações como ‘da casa de construções Manolo, 175 metros ao Sul, 200 ao Norte, o sobrado pintado de azul, e etc.

Adorei ver taxistas e entregadores acertando o seu destino, sem bússolas ou GPS. E impressionante quando você mesmo começa a adquirir noções de distância e de localização dos pontos cardeais, incrível! O bom também é que eu já tenho o meu seguro viagem. Isso me dá muito mais segurança na hora de viajar, pois sei que se eu tiver algum problema vou me sentir em segurança para resolver.

Há muitas outras coisas interessantes nesta área estreita da América Central, com divisas com Panamá e a Nicarágua e banhada pelos oceanos Pacífico e Atlântico. A população costarriquenha conta com um sério senso de preservação ambiental, que tem levado o país a destacar-se internacionalmente. Embora tenha um território de apenas 51.100 km², a Costa Rica guarda 5% da biodiversidade do planeta, tem 26% de sua área em zonas preservadas e oferece aos visitantes parques, vulcões e praias com paisagens variadas e belezas paradisíacas.

c

É possível ir do Pacífico ao Atlântico atravessando o país em apenas cinco horas, certo de que em nenhum momento a monotonia tomará conta dos olhos. O país está dividido em sete províncias, subdivididas em 81 cantões, ou cidades. As sete províncias são: San José (onde está localizada a capital, de mesmo nome), Alajuela, Cartago, Heredia, Limon (na região do Caribe) Guanacaste e Puntarenas (estas duas banhadas pelo oceano Pacífico).

O catolicismo é a religião oficial da Costa Rica e também a praticada por quase 80% de seus habitantes. Em todas as cidades multiplicam-se as igrejas com amplas praças, configuração que gera um clima singelo similar ao encontrado nas cidades de interior brasileiras, uma delícia :)

Os costarriquenhos, ou os ‘ticos’ como eles se autodenominam, são receptivos, simpáticos e, em sua maioria, bem humorados e gentis. Na região de Limon, no Caribe, encontra-se praticamente toda a população negra do país. Vindos da Jamaica para a construção de uma estrada no início do século 20, os negros de Limon comunicam-se em inglês na maior parte do tempo e em geral mostram-se mais expansivos. É nesta região também que ocorre o mais famoso Carnaval costarriquenho, com desfiles nas ruas e muita música caribenha e africana, no mês de outubro.

Uma curiosidade: a Isla del Coco, parte do território do país, é a maior ilha desabitada do mundo e foi cenário do filme Jurassic Park.

O país possui uma beleza natural e uma diversidade deslumbrante. O litoral é sensacional, com 1200 quilômetros que misturam florestas e parques nacionais como o Parque Nacional Corcovado, que fica no sul do país, na Península de Osa.

Lá você vai encontrar a maior floresta nativa da costa do Pacífico! Esse é um lugar ideal para os amantes de trilhas e quem adora fazer aqueles passeios culturais com guias especializados.

Outro ponto que eu amei conhecer lá foi a Península Papagayo, um dos lugares mais bonitos que já vi! A dica é se hospedar em algum hotel próximo a Playa Branca ou a Virador. Você vai relaxar e se sentir em um paraíso!

cd

Agora se você quer curtir o dia e festejar a noite, vale a pena visitar a Praia Flamingo, localizada na região Guanacaste. :)

cf

Para quem quer conhecer algumas das atividades mais tradicionais da Costa Rica, pode passar o dia no Museu de Arte Costarricense, que abriga um acervo com mais de seis mil obras como pinturas, esculturas, e fotografias relacionadas às artes plásticas do país.

cdr

É um destino ideal para viajantes que procuram paz e tranquilidade. Agora me digam vocês, gostaram desse destino? Pois eu estou AMANDO passar um tempo por aqui! Comente!

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *